Carga horária/duração: 30h/30dias.
Introdução
O envelhecimento da população portuguesa nos últimos anos aumentou a prevalência de demências entre as quais a Doença de Alzheimer. Trata-se da patologia neurodegenerativa mais comum na população idosa, sendo de particular importância a divulgação de informação que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida destes doentes.
Objectivos Gerais
Esta formação visa dotar os formandos de conhecimentos acerca da Doença de Alzheimer, identificando causas e factores de risco.
Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Conhecer um leque variado de métodos de despiste e avaliação da doença;
- Identificar e saber utilizar escalas de avaliação;
- Conhecer as formas de comunicação com o indivíduo portador desta doença neurodegenerativa;
- Conhecer as diferentes técnicas e estratégias no campo da estimulação cognitiva na demência.
Destinatários e Pré-Requisitos
Profissionais e estudantes das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde e outros profissionais interessados na temática.
Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
MÓDULO 1 - Aspectos Teóricos da Doença de Alzheimer
1.1. História;
1.2. Definição de Demência;
1.2.1. Tipos de Demência.
1.3. Doença de Alzheimer;
1.3.1. Factores de Risco;
1.3.2. Critérios Diagnósticos DSM-IV;
1.3.3. Perda de memória;
1.3.4. As três fases de Desenvolvimento.
MÓDULO 2 - Exames e testes de Avaliação da Doença de Alzheimer
2.1. Diagnóstico;
2.1.1. Estado físico e Mental.
2.2. Métodos de Imageologia Cerebral;
2.2.1. Ressonância Magnética Nuclear;
2.2.2. TAC Tomografia Axial Computorizada;
2.2.3. Tomografia por Emissão de Fotões Únicos;
2.2.4. Tomografia por Emissão de Positrões;
2.3. Diferentes possibilidades de diagnóstico.
2.4. Diagnóstico Diferencial;
2.5. Tratamento;
2.6. Avaliação Cognitiva;
2.6.1. Testes Neuropsicológicos;
2.6.1.1. Mini Exame do Estado Mental;
2.6.1.2. Teste do Relógio;
2.6.1.3. Escala de Depressão Geriátrica.
MÓDULO 3 - O Papel do cuidador formal e informal na Doença de Alzheimer
3.1. Definição dos cuidadores;
3.2. Qualidades técnicas dos cuidadores;
3.3. O acto de cuidar;
3.4. Tipos de cuidados;
3.5. Cuidar de um Doente de Alzheimer;
3.6. Sobrecarga Física, Emocional e Social dos Cuidadores Informais.
MÓDULO 4 - Comunicação, Comportamento e Cuidados básicos na Doença de Alzheimer
4.1 A comunicação Verbal e não Verbal;
4.2. A comunicação na doença de Alzheimer;
4.2.1. Estratégias para os problemas de Comunicação.
4.3. Vestuário;
4.4. Banho e Higiene Pessoal;
4.5. Incontinência urinária e fecal;
4.6. Medicamentos;
4.7. Problemas de Comportamento;
4.8. Perder-se Vaguear Fugir;
4.9. Problemas com o sono;
4.10. Problemas de comportamento sexual;
4.11. Perseguição.
MÓDULO 5 - Estimulação cognitiva na Doença de Alzheimer
5.1. Reabilitação cognitiva Bio-Psico-Social;
5.2. Referencial Teórico metodológico;
5.2.1. Técnicas Comportamentais;
5.2.2. Terapia de Orientação para a realidade;
5.2.3. Estimulação Cognitiva;
5.2.4. Terapia da Reminiscência;
5.2.5. Teoria de validação.
5.3. Envolvimento dos cuidadores na reabilitação cognitiva;
5.4. Actividades complementares na reabilitação cognitiva;
5.5. Avaliação dos resultados.
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning;
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade;
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação;
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo;
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 100€ (certificado incluído). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda.
Avaliação e Certificado
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.