Os presentes Termos e Condições de Utilização regulam as relações entre os utilizadores (Utilizador daqui em diante) da plataforma de aprendizagem (Moodle) e a DAR+ Serviços, Psicologia e Formação, Unipessoal, Lda, entidade responsável pela prestação do serviço. O registo e a utilização da plataforma de aprendizagem implica a aceitação e concordância com estes termos e condições por parte do Utilizador, que consubstanciam um contrato de prestação de serviços de formação e um regulamento de formação. A DAR+ Formação tem como objectivo o desenvolvimento de cursos em várias áreas especializados nas necessidades do formando, focando sempre a transposição dos conhecimentos adquiridos para o seu contexto de trabalho. Utilizamos a ferramente moodle e o sistema e-learning com vista às vantagens de adaptabilidade de horários, disponibilidade de conteúdos e custos reduzidos.
1. METODOLOGIA DIDÁCTICA
A metodologia é à distância, utilizando a plataforma moodle, por ser bastante intuitiva e fácil utilização.
Desta forma, o formando deve dispor de um computador, conexão à Internet e endereço de correio electrónico.
O sistema metodológico de avaliação é o contínuo. Mediante o seguimento e assessoria personalizada do progresso do formando. Para atingir este objectivo prevêem-se avaliações como:
- Avaliação Modular: no final de cada módulo existe sempre uma avaliação tipo teste com algumas questões que o formando pode realizar tantas vezes quantas o formador definir.
Para cada formação está ainda definido um Programa de Formação entregue ao formando, existente no site www.darmais.pt com os critérios e métodos de avaliação da formação, conteúdos pedagógicos, nome do E- formador e do coordenador pedagógico e o Plano de Formação com definição e alteração de horários, local da formação e cronograma, nome do formador e outras informações pertinentes.
2. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES
2.1. Gestor da Formação
A Gestão da Formação da DAR+ está a cargo da Dra. Cecília Paulino, tendo como função principal a definição da política de formação. É responsável pela gestão dos recursos afectos à formação, bem como pela elaboração, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano operacional da área.
2.2. Coordenador Pedagógico
A Coordenação Pedagógica da DAR+ está a cargo da Dra. Cecília Paulino, responsável pelo apoio à gestão da formação e pela gestão pedagógica da mesma, assegurando: a articulação com o gestor de formação; articulação com a equipa de formadores na fase de concepção dos programas; acompanhamento pedagógico dos formandos e dos formadores na fase de execução da acção; a resolução de questões pedagógicas e organizativas das acções, entre outras
2.3. E- Tutores e E-Formadores DAR+
Os Tutores e Formadores DAR+ são os responsáveis pela preparação e desenvolvimento pedagógico das acções de formação, assegurando:
- A preparação do programa de formação;
- A elaboração de recursos pedagógicos para desenvolvimento do programa, como planos de sessão, manuais, exercícios, entre outros;
- A monitorização das acções de formação, através da aplicação de métodos pedagógicos adequados aos destinatários e objectivos da formação;
- A aplicação de métodos e instrumentos de avaliação
3. HORÁRIO
O horário pode ser adaptado por cada formando dependendo das suas necessidades, posto que o que se pretende é que os formandos possam seguir um ritmo de trabalho conforme as suas possibilidades horárias.
Apesar disso, existem várias tutorias com horário específico, mencionadas no cronograma da acção em que se inscreve.
4. TUTORIAS
As tutorias são desenvolvidas da seguinte forma: assíncrona e síncrona.
Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do E- tutor ou E-formador responsável, que, de forma individualizada, responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 2 dias, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, com duração de uma hora cada, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo.
Ao longo do período de funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo E- tutor/E-formador responsável, para os guardar no seu computador ou imprimir.
4.1. CRITÉRIOS E MÉTODOS DE SELECÇÃO DE FORMANDOS
Caso seja necessário, será realizado um processo de selecção de formandos. Que pode incluir, quando aplicável, alguns dos seguintes critérios:
- Conhecimentos prévios das matérias em causa;
- Habilitações Literárias;
- Formação profissional já realizada;
- Relevância dos objectivos da formação para o desenvolvimento da sua actividade profissional;
- Outros identificados" (para formação dirigida a individuais)
5. SISTEMA DE TRABALHO
Cada sessão conta com :
- Exposição teórica.
- Casos práticos como complemento ao conteúdo técnico.
6. FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA
6.1. ACESSO À PLATAFORMA
Para poder aceder ao curso são necessários alguns requisitos mínimos do equipamento informático:
- Computador
- Ligação à Internet
- Conta de correio electrónico
- Num navegador, por exemplo Microsoft Internet Explorer ou Mozilla Firefox, introduz-se: http://moodle.darmais.pt/moodle/login/index.php
Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respectiva senha, que irá ser enviada para o e-mail do formando, após a realização da inscrição e respectivo pagamento.
A partir desse momento, ao clicar no link do curso em que se inscreveu, o formando já poderá aceder aos conteúdos.
7. FUNCIONAMENTO DIÁRIO DA PLATAFORMA
Todas as dúvidas relativas ao curso podem ser colocadas através do fórum, do chat ou do envio de e-mails para a condenadora pedagógica da DAR+.
8. FÓRUM DE DISCUSSÃO
É utilizado fundamentalmente para que os tutores informem os formandos sobre temas relativos ao desenvolvimento do curso. Neste fórum apenas os formadores podem publicar temas de debate, posto que todo o publicado nesse fórum vai ser enviado por correio electrónico para todos os participantes. Para publicar ou iniciar um tema de debate deve-se aceder ao fórum no qual se quer acrescentar um tema de debate. Tem-se que clicar em “Começar um novo tema”, para poder enviar a dúvida.
9. ACESSO AO CHAT
Em cada módulo será calendarizada uma sessão, em que estará presente no chat, durante cerca de uma hora, o tutor ou formador responsável, com vista a esclarecer possíveis dúvidas do formando.
Para aceder a uma sessão de chat simplesmente é preciso clicar em “chat ”.
10. UTILIZAÇÃO ÚNICA E INDIVIDUAL
O registo, inscrições em cursos e o acesso posterior à Plataforma são realizados a título individual e intransmissível podendo apenas ser acedidas pelo Utilizador que procedeu ao registo. O nome do Utilizador e a senha de acesso não podem ser dados ou utilizados por terceiros.
Todos os textos, imagens, exercícios e outros conteúdos disponibilizados na Plataforma são para usufruto único e exclusivo do Utilizador não podendo ser usufruídos por terceiros.
Os acessos e tarefas realizadas pelo Utilizador na plataforma de aprendizagem são registados e podem ser usados para efeitos legais.
11. DADOS PESSOAIS
Com a aceitação destas condições, o Utilizador declara que os dados pessoais fornecidos com o registo são relativos a si próprio e verdadeiros.
O tratamento destes dados é da responsabilidade da DAR+ que garante a sua confidencialidade e segurança e se obriga a não os ceder a terceiros.
O Utilizador tem direito a consultar e alterar os dados do seu perfil de utilizador.
12. UTILIZAÇÃO RESERVADA DOS CONTEÚDOS
Os textos, imagens, exercícios e demais materiais disponíveis na plataforma, adiante designados por Conteúdos, são propriedade da DAR+ e não podem ser copiados, impressos, ou manipulados doutra forma, no todo ou em parte, salvo se o objetivo for a aprendizagem do Utilizador.
13. REQUISITOS DE UTILIZAÇÃO
Para utilizar a plataforma de aprendizagem, o Utilizador deverá ter acesso a um computador com ligação à Internet e um navegador (browser) recente, possuir conhecimentos básicos de utilização do computador e navegação na internet e aceitar os termos destas Condições Gerais de Utilização.
Antes de realizar a inscrição num curso, o Utilizador deve assegurar o cumprimento dos requisitos específicos necessários à sua frequência, nomeadamente equipamento e software ou competências e habilitações.
14. INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS
Para poder aceder a um curso, o Utilizador deverá fazer a sua inscrição e respetivo pagamento. O valor da inscrição está indicado na página de apresentação do curso, sendo que o utilizador deverá fazer uma transferência bancária e confirmar depois o seu pagamento por correio eletrónico ou por telefone.
Nos cursos acompanhados, o Utilizador pode realizar a sua inscrição até à data de início do curso e se existirem vagas disponíveis. A inscrição dos utilizadores deverá realizar-se pela ordem de pagamento da inscrição.
Nos cursos em autoaprendizagem o Utilizador pode realizar a sua inscrição em qualquer data e começar a frequentar o curso de imediato.
O pagamento da totalidade do valor da inscrição deve ser feito apenas uma vez por paypal ou cartão de crédito.
15. TROCAS E DEVOLUÇÕES
O utilizador pode anular a inscrição ou trocar de curso antes da data de início deste, devendo para isso contatar a DAR+. Ser-lhe-á atribuído um crédito no mesmo valor, que o Utilizador pode utilizar noutra(s) inscrição(ões).
Com o pedido de anulação da inscrição, o utilizador poderá solicitar um reembolso dos valores em crédito.
Nos cursos com um número limitado de inscrições, o Utilizador poderá cancelar a sua inscrição até 48 horas antes do início do curso, sendo um cancelamento posterior tratado como uma desistência.
16. PROMOÇÕES E DESCONTOS
As promoções ou descontos de que um utilizador possa beneficiar pela pertença a entidades que têm convénios com a DAR+ ou por qualquer outra, devem ser indicadas e comprovadas pelo utilizador antes da realização de qualquer pagamento. Estas promoções ou descontos não são acumuláveis entre si nem com outras promoções em vigor sobre o preço normal dum curso.
17. FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO
Nos cursos de autoaprendizagem, o Utilizador dispõe de 60 dias para terminar o curso, a partir do momento da inscrição.
A duração e o calendário dos cursos acompanhados está afixada na página de apresentação do curso.
Se existirem sessões de chat ou sessões virtuais com datas marcadas no início de cada curso não poderão ser alteradas sem a concordância formal de todos os inscritos e do formador. Se não tiver possibilidade de aceder a uma destas sessões síncronas, o formando pode sempre aceder.
18. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação dos cursos são especificados na página de apresentação, consultável antes da realização de qualquer inscrição.
Os critérios de avaliação podem incluir a participação nas atividades propostas, a avaliação de trabalhos individuais ou de grupo, o resultado dos testes de avaliação ou outros.
19. RESPOSTAS A QUESTÕES
Na frequência de cursos acompanhados, o Utilizador tem direito a uma tutoria prestada por um formador através de fórum de discussão onde se garantem respostas às questões colocadas no prazo máximo de 48 horas. A tutoria não inclui a discussão ou resposta a questões sobre matérias não abordadas no curso nem consultadoria.
20. MANUAL DE UTILIZAÇÃO
Os cursos possuem vários tipos de conteúdos, nomeadamente vídeos, exercícios interativos cuja utilização não requer nenhuma aprendizagem específica. Mesmo assim, em todos os cursos é disponibilizado um manual de utilização.
21. CURSOS LIVRES
A plataforma de aprendizagem tem disponíveis vários cursos de acesso livre acessíveis a qualquer utilizador, mesmo que não tenha feito login.
Estes cursos não têm qualquer tipo de apoio nem dão acesso ao certificado de formação, sendo que apenas será registada informação de progresso se o utilizador tiver realizado login.
22. CURSOS EM AUTOAPRENDIZAGEM
Comece o seu curso já e faça completamente ao seu ritmo. A partir do momento em que realiza a sua inscrição e respetivo pagamento tem acesso imediato ao curso e pode frequentá-lo por um período de tempo contratado.
23. CURSOS ACOMPANHADOS
Os cursos acompanhados são cursos que possuem um calendário específico com uma data de início, sessões síncronas com um formador. Para os frequentar deverá fazer uma pré-inscrição, fazer depois o seu pagamento e esperar pelo dia de início do curso.
24. REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO E-Learning - COM ESTÁGIO
24.1 condições de acesso
Os alunos que pretendam efectuar o estágio em contexto Profissional, mediante estágio incluído na estrutura da formação, devem obedecer às seguintes condições:
A) Deverão estar inscritos na Formação em Técnico de Geriatria nas modalidades presencial ou e-learning;
B) Deverão ter frequentado a totalidade da parte teórica da formação e realizado as actividades propostas pelos formadores;
C) Deverão ler, preencher, aceitar e assinar o contrato de estágio-alunos, onde são definidas as claúsulas que regem o estágio;
D) A DAR+ tem estabelecido protocolos com diferentes entidades, situados em diferentes pontos geográficos. Caso o formando não pretenda escolher nenhuma das entidades com protocolo, poderá indicar uma entidade à sua escolha, devendo informar o coordenador Pedagógico da DAR+ no início da frequência da formação, com vista a estabelecer o protocolo com a entidade escolhida. A DAR+ não assume responsabilidade caso a entidade escolhida pelo formando não aceite o mesmo.
E) Durante o estágio, o formando não receberá qualquer retribuição salarial. Não obstante, poderá receber uma bolsa de formação, ou outro incentivo sempre e quando a Entidade Promotora assim o determine.
F) O estágio terá a duração mínima de 80 horas ao máximo de 200 horas. O estágio será de curta duração para ajudar o(a) formando(a) a atingir a sua meta de inserção no mercado de trabalho mais rapidamente.
G) O formando deverá cumprir o programa estipulado pela DAR+ e pela Entidade Receptora sob pena de anulação do estágio.
H) Cada formando terá um Orientador de Estágio no local de estágio, designado pela Entidade Receptora e um coordenador pedagógico da Formação que efectuará as comunicações necessárias com o orientador de estágio.
Este último deverá assumir, preferencialmente, funções de administração ou direcção na mesma. É responsável pela execução e acompanhamento do Plano Individual de Estágio, sendo da sua competência:
- Realizar o acompanhamento técnico e pedagógico do estagiário, supervisionando o seu progresso face aos objectivos;
- Avaliar, no final do estágio, os resultados obtidos pelo estagiário;
- Elaborar e apresentar à DAR+ o modelo de Avaliação do Estagiário no final do estágio.
25. ALTERAÇÃO AOS TERMOS DE UTILIZAÇÃO
As Condições Gerais de Utilização podem ser alteradas a qualquer altura, desde que a alteração seja comunicada ao Utilizador através de correio eletrónico disponibilizado no seu perfil de utilização. Consideram-se automaticamente aceites as alterações realizadas se o Utilizador continuar a utilizar a plataforma.
Se o Utilizador não concordar com as novas condições de utilização, deverá cessar de imediato a utilização da plataforma. Se estiver inscrito num curso, será reembolsado do valor correspondente aos dias de inscrição em falta.
26. PROCEDIMENTOS RELATIVOS A QUEIXAS E RECLAMAÇÕES
O cliente poderá formalizar a reclamação pessoalmente ou por escrito durante ou após a finalização da formação, não execedendo o prazo máximo de 5 dias após a conclusão da mesma, descrevendo as razões do descontentamento e as mesmas serem dirigidas ao Coordenador da formação da DAR+ . A reclamação poderá ser entregue em mãos ou enviada por e-mail, carta ou fax, conforme PGM - Processo de Gestão da Melhoria, usando o modelo MGM 04- Ficha de Ocorrência, que faz parte da documentação disponibilizada ao formando no início da formação.
Todas as queixas e reclamações serão analisadas pelo respetivo responsável e será emitida uma resposta por escrito, no prazo de 10 dias úteis após a receção da reclamação. A resposta apresentada será elaborada caso-a-caso, no sentido de apresentar a solução que for considerada mais adequada. Sempre que um cliente desejar é disponibilizado o Livro de Reclamações conforme Decreto-Lei n.º 371 de 6 de Novembro.