Formador: Drª Cátia Teixeira.
Carga horária/duração: 32h/40 dias.
Introdução
A WISC-III é um instrumento de administração individual, que avalia a inteligência de sujeitos com idades compreendidas entre os 6 anos e os 16 anos. É composta por um conjunto de substestes que permitem avaliar diferentes aspetos da inteligência. Esta escala possibilita a obtenção de diferentes resultados (QI Verbal, QI de Realização e QI de Escala Completa), sendo que a sua análise permite determinar a qualidade do desempenho do indivíduo relativamente a um conjunto de aptidões intelectuais.
É uma escala extremamente rica que pode ser utilizada com diferentes objetivos, tais como, avaliação cognitiva, despiste de Perturbações Específicas de Aprendizagem, entre outros. Permite também a identificação de pontos fortes e fracos dos sujeitos, sendo um importante contributo para a elaboração de programas educativos adaptados. Ainda que seja uma prova bastante diretiva, permite também a obtenção de informação em termos da organização emocional da criança/adolescentes, principalmente quando complementada com outro tipo de provas.
Objetivos Gerais
- Promover e dotar os formandos de competências teórico-práticas na utilização e interpretação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – WISC-III, durante um processo de avaliação psicológica.
- Desenvolver aptidões ao nível da elaboração de relatórios de avaliação.
Objetivos Específicos
- Promover e dotar os formandos de competências teórico-práticas na utilização e interpretação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – WISC-III, durante um processo de avaliação psicológica.
- Desenvolver aptidões ao nível da elaboração de relatórios de avaliação.
Destinatários e Pré-requisitos
Psicólogos e estudantes finalistas de psicologia. Para frequentar este curso é necessário um computador com acesso à internet e um software de navegação na Web.
Conteúdos Programáticos
Módulo I
Introdução, estrutura e princípios de utilização da WISC-III (1 sessão).
Módulo II
Administração da WISC-III (2 sessões).
Módulo III
Cotação da WISC-III e preenchimento da folha de registo (1 sessão).
Módulo IV
Obtenção de resultados quantitativos (1/2 sessão).
Módulo V
Influência de aspetos emocionais nos resultados (1/2 sessão).
Módulo VI
Interpretação de resultados (2 sessões).
Módulo VII
Estudo de casos/Descrição dos resultados num relatório de avaliação (1 sessão).
Metodologia
- As acções de formação encontram-se divididas por módulos, sendo disponibilizado na sua área pessoal os materiais de formação específicos para cada módulo;
- As acções de formação, além de se encontrarem divididas por módulos, poderão também estar divididas em sessões; a duração média estimada de estudo para cada sessão varia e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning;
- O curso está sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade;
- Os módulos do curso são disponibilizados, na plataforma Moodle DAR+, podendo o formando frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação;
- Este curso possui tutoria assíncrona e síncrona. Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do tutor ou formador responsável, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas através de emails, no prazo máximo de 48horas, após a recepção dos mesmos. Na tutoria online síncrona (chat ou videoconferência), serão calendarizadas para cada módulo sessões, nas quais serão esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir após o estudo dos conteúdos de cada módulo;
- Ao longo do funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efectuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável.
Pagamento
Preço: 125€ (certificado incluídos). Possibilidade de pagamento faseado em duas vezes sem qualquer custo adicional.
Existem condições especiais para desempregados. O pagamento deverá ser efectuado via transferência bancária para a conta NIB 0018 0003 27066919020 67 - Banco Santander Totta - DAR MAIS Serviços Psicologia e Formação Unipessoal, Lda
Avaliação e Certificado
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado de Frequência de Formação destina-se a formandos que não atinjam os objectivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20).
O Certificado será enviado via CTT no prazo máximo de 30 dias após a conclusão da formação ou poderá ser levantado nas nossas instalações.